domingo, 27 de julho de 2014

Curiosidades sobre Alice do País das Maravilhas

Olá Pessoal,

Hoje resolvi falar um pouco sobre uma curiosidade que achei na internet do Lewis Carroll autor dos livros Aventuras de Alice no país das maravilhas/Através do espelho e o que Alice encontrou por lá.
Ano passado estava buscando algo sobre o Lewis Carroll e vi uma matéria um pouco curiosa sobre a verdadeira Alice.  

O que você faria se a sua filha de 7 anos estivesse muito amiga de um esquisitão de 31, fazendo com ele demorados passeios de canoa e posando para seus retratos artísticos? Em vez de chamar a polícia - como qualquer família normal - a de Alice Pleasance Liddell incentivou seu relacionamento com Charles Dodgson, um escritor que assinava como Lewis Carroll. E a menina acabou sendo a musa inspiradora dos clássicos Alice no País das Maravilhas (1865) e Através do Espelho (1871) - este inclusive termina com um poema em que as primeiras letras de cada estrofe formam o nome da menina. Até hoje não é claro o que exatamente estava rolando entre a menina e o escritor. Especula-se, e ninguém poderia deixar de especular, que havia uma paixão, consumada ou não. Sempre se acreditou que, quando ele deixou de frequentar a casa dos Liddell subitamente, em 1863, foi porque os pais de Alice haviam resolvido dar um basta naquele relacionamento inapropriado. Mas documentos descobertos pela biógrafa Karoline Leach mostram que Carroll talvez fosse tão simpático com Alice e suas irmãs porque estava interessado mesmo era na governanta da casa. 
Já adulta, Alice soube usar a fama da personagem a seu favor. Mãe de 3 filhos e apertada de grana após a morte do marido rico, leiloou o valioso manuscrito de As Aventuras de Alice Embaixo da Terra (primeiro nome de Alice no País das Maravilhas). Ela já não mantinha contato com Lewis Carroll. O escritor anotou em seu diário que se lembraria dela pra sempre "como aquela menininha de 7 anos completamente fascinante".


Bizarro não?  Fiquei sem graça depois que li a história, mas apesar de tudo isso, a história possui margem para infinitas interpretações. Já vi por exemplo, que a história era uma referência a cultura londrina, com seus chás da 5 e preocupação com o horário. A ideia do Rei não governar, é uma crítica a política, já que o Parlamento é o verdadeiro Poder, enquanto que a Monarquia não Reina. Mas leia esse artigo abaixo que é da Revista Superinteressante

Alguns autores discordam da versão do Lewis pedófilo, colocando até um nome no fenômeno "Mito Carrol". Devemos analisar a história de acordo com a época escrita, não observando costumes de outrora com as ideias aceitas no nosso século. É inegável que várias referências do livro, estão de acordo com a "verdadeira Alice", como por exemplo, no final do segundo livro, as primeiras letras de cada verso forma o nome Alice Lidell. (Fala Cultura)

Mesmo assim, alguns acreditam que o verdadeiro interesse nas meninas, era se aproximar da Governante da família Lidell.

As ilustrações são outras riquezas dentro da história. A primeira versão teve ilustrações por John Tenniel, que mesmo sendo cego de um olho, era um importante ilustrador da época, inclusive para a revista de charges satíricas Punch. Uma das mais famosas versões da história, foram ilustradas em 1969 por Salvador Dalí, importante artista do surrealismo.

Nós aqui do Blog gostaríamos muito de suas opiniões tanto dos livros quanto dos filmes. Eu adoro tanto essa história que tenho vários livros. Confira o ensaio abaixo. Não esqueçam de curtir nosso Blog.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Apresentando os Encontros & Desencontros da autora Rosana Prieto

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Hoje também temos o prazer de divulgar uma autora que ganhou prêmios internacionais. A autora Rosana Prieto nos procurou para fazer a divulgação do seu livro Encontros & Desencontros, que está sendo lançado pela Editora All Print. Ao receber o e-mail dela, ficamos muito felizes, pois conseguimos perceber a abrangência e importância que o projeto de divulgação dos autores nacionais vem tendo. Ficamos felizes em apresentar mais uma autora para o deleite de nossos leitores. Conheçam mais sobre a obra e a autora.

O Amor é uma Droga! Livro do parceiro Gladiston Jr.

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Hoje iremos apresentar um velho-novo parceiro. Gladiston Jr. é um autor que a gente conversa já faz um tempinho, mas felizmente conseguimos receber hoje o livro dele, O Amor é uma Droga. Assim como muitos autores independentes, Gladiston ainda luta para conseguir uma editora, já foi feita campanha e ele continua na luta. Vamos apresentar a obra e o autor. Assim que tivermos a resenha, postamos. Todo mundo sabe que às vezes o amor é uma droga mesmo, mas vamos entneder por que ele tão ruim nesse livro. Conheçam mais sobre nossa nova parceria.



sábado, 12 de julho de 2014

Nova livraria Virtual: Sanfer Livros.

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Tenho certeza que vocês lembram de uma parceira nossa, a Yohana Sanfer, que foi muito bem comentada há algum tempo atrás. Estamos felizes em retornar a escrever o nome dela aqui, mas dessa vez não é para falar de uma nova obra, mas sim de várias. a Yohana abriu a Livraria virtual Sanfer Livros, que tem como principal característica a venda de livros de autores nacionais independentes. Como nosso blog é ligado a divulgar nossos queridos autores, não deixaríamos de lado a divulgação de um loja que concetre todos eles, inclusive, nossos parceiros.

Sanfer Livros

O que é a Sanfer Livros?

A Sanfer Livros nasce da inspiração e da importância em promover as literaturas nacional, contemporânea e independente.
Criada pela escritora Yohana Sanfer, objetiva valorizar novos autores que, como ela, acreditam e buscam um lugar de destaque para suas obras.
Assim, apresentamos um catálogo de variados gêneros literários para bem atender os nossos leitores e nos colocamos como uma alternativa para a comercialização descomplicada e justa para os autores parceiros.

Gostaram?! Então é só visitá-los.



Não esqueça que antes de sair, você tem que comentar e curti o blog. Usem e abusem da nossa dica ok?! Até a próxima.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Novo Teaser de A Esperança - Parte 1: A Capital tem um novo comunicado.

OLÁ AMANTES POR LIVROS E FILMES,

Como todos sabem este ano teremos a primeira parte de A Esperança, último filme da trilogia Jogos Vorazes. Ainda não leu ou assistiu?! Que tal dar uma olhadas nas resenhas postadas ontem para conhecer mais sobre esta distopia?! O filme tem previsão de lançamento para 21 de novembro de 2014. 


terça-feira, 8 de julho de 2014

Resenha: A Esperança, da autora Suzanne Collins

OLÁ AMANTES POR LIVROS,


Prontos para a última resenha? Então fique com A Esperança de que as coisas poderão se tornar melhores para o povo de Panem. Mas, será que não se pode usar da ideia deste livro para iniciarmos nossa própria revolução?! Fiquem com a última resenha da trilogia Jogos Vorazes. E que a sorte esteja sempre a seu favor! 



FICHA TÉCNICA

Título: Jogos Vorazes - A esperança
Autora: Suzanne COllins
Editora: Rocco
Páginas: 423
Nota: 4,5/5

SINOPSE


Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Resenha: Em Chamas, Suzanne Collins

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Segunda resenha de Jogos Vorazes. O que começou com uma fagulha tornou-se um incêndio. Está preparado para a resenha de Em Chamas? Então, que a sorte esteja sempre a seu favor.


FICHA TÉCNICA

Título: Jogos Vorazes - Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 415
Nota: 5/5

SINOPSE

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

Resenha: Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins

OLÁ AMANTES POR LIVROS,


Iremos apresentar hoje as resenhas da Trilogia Jogos Vorazes. Eu disse que voltaríamos com a corda toda. Então segue abaixo a resenha de Jogos Vorazes. E que a sorte esteja sempre a seu favor!




FICHA TÉCNICA

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 398
Nota: 5/5

SINOPSE

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Apresentando Sérgio Pereira, autor do livro A Enviada

OLÁ PESSOAL,


Não dissemos que voltaríamos com a corda toda?! Então aí vai. Hoje iremos apresentar mais um autor nacional: Sérgio Pereira. O autor está publicando o livro A Enviada, um romance sobrenatural com uma capa que já me conquistou. Vamos conhecer mais sobre o Sérgio e sua obra.







SINOPSE


Tudo havia se tornado turvo em minha mente. Talvez fosse mais um dos meus sonhos esquisitos. Porém, não era. Frederik perdera suas asas. Meu Anjo se fora para talvez nunca mais voltar para mim. Eu tinha que me convencer que ele estava realmente morto...
Angela Petre, uma doce garota de dezesseis anos, marcada pela extrema preocupação de sua mãe em mantê-la sã e salva, sonha em encontrar seu par perfeito até conhecer Frederik, o primo de sua melhor amiga. Mas tudo leva a um rumo não imaginado por ela: Frederik é morto diante dos seus olhos em pleno Ano Novo. A tremenda mudança de rotina a leva a sair de Viena, na Áustria, para viver no Rio de Janeiro, por ordem de uma misteriosa mulher, ou melhor, de um Arcanjo, que lhe conta toda a sua verdadeira origem e o porquê das suas mudanças repentinas de cidade em cidade.
        Na Cidade Maravilhosa, Angela conhece Dimitri Costa, seu mais novo amigo, que mais parece seu Anjo da Guarda, e Gustav Reltih, um garoto misterioso que oculta em seus olhos negros um grande segredo que ela insiste em descobrir. Logo, os três formam um triângulo amoroso, então, ela se vê diante de uma escolha que nunca poderia dizer que faria um dia: escolher o Bem ou o Mal? Qual lado escolher e qual saber o certo?

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Resenha: Todo dia - David Levithan


Olá pessoal

Estávamos sumidos por conta de uns problemas com a internet, mas agora voltamos com a corda toda.
Estamos cheios de novidades e resenhas fresquinhas. A resenha de hoje é de um autor que eu, particularmente, gosto muito, o senhor David Levithan. Depois de ler Will e Will, eu senti a necessidade de ler algo mais desse super autor, ele atendeu a todas as minhas expectativas, o livro é muito bom. Vou falar um pouco sobre a minha visão da obra.


Ficha Técnica

Título: Todo dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 279
Nota: 5/5

Sinopse

A é um ser que não tem corpo, mas acorda todo dia em um diferente. Apesar de sua vida não ser tão igual, o cotidiano e a vida da qual ele participa por um dia, acabam afetando ele, criando um sentimento de não pertencimento. De todos os dias de sua vida vivendo em várias pessoas, acordar como Justin, um rapaz arrogante, não parecia ser nada bom até conhecer a namorada dele, Rhiannon. A partir de então, A começa a quere interferir na vida de qualquer pessoa para ficar ao lado dela. Mas até que ponto essa mudança poderá afetar a vida de todos?