quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Resenha: Testinha de Gabá, do autor Marcelo Araújo

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Mais uma vez temos o prazer de publicar mais uma obra do Marcelo Araújo. Ele que já nos presenteou com ótimos livros do gênero de terror, fez um livro dedicado para crianças. O livro aborda um assunto sério e atual, o bullying, só que de uma forma bem leve, bem direcionado para crianças de 5 até todos os anos possíveis. Ótima história, fácil interpretação e com uma ótima lição, a de ensinar que todos somos iguais independente de todas as diferenças. 








FICHA TÉCNICA

Título: A Testinha de Gabá
Autor: Marcelo Araújo
Editora: Thesaurus
Nota: 5/5






SINOPSE




Quarto livro de Marcelo Araújo, é o primeiro título do escritor dedicado ao público infantil. Além dos textos, o autor assina os desenhos. Em seu novo trabalho, conta a história de Gabá. Após sofrer com uma brincadeira na escola, o garoto usa arte e inteligência para enfrentar o preconceito e fazer amigos. 






RESENHA


Gabá é um garoto que foi criado e educado em casa. Ele é um garoto diferente, mas por apresentar um pequeno defeito, sofre bullying constantemente. O mais novo desafio dele será ir para a escola e se adaptar aos novos amigos.

Marcelo Araújo trás uma inocente história, bem diferente das suas de terror. Aqui nos deparamos com um garoto que nasceu com deficiência, por este motivo sé motivo de piadas. O assunto abordado é muito recorrente no dia a dia, por isso se torna interessante. Outro ponto positivo no livro é que ele não é indicado para nenhum especialista, mas sim para as próprias crianças.


O livro é recheado de figuras e frases curtas, facilitando o acesso da criançada para uma história que muitas delas podem sofrer, ou até mesmo, realizar contra outros colegas. Destaco também as figuras, elas não apresentam nenhuma perfeição artística, parece que foram desenhadas por crianças que ainda não apresentam domínio sobre sua capacidade motora, outro ponto que fortalece ainda mais a indicação da leitura para crianças pequenas. Não posso deixar de falar que existe uma forte ligação com o livro O Extraordinário, já que a deficiência do August o coloca em situações ruins.

Indico para os pais que percebem que há algo de errado com suas crianças, por que por diversas vezes, os filhos podem estar passando por situações de preconceito ou violência, que por não ser compreendido por eles acabam afetando suas relações sociais e, é claro, sua própria vida.




Fica a dica para um livro que, apesar de sua simplicidade, passa uma história com grandes riquezas em sua análise e compreensão. Parabenizo novamente o Marcelo Araújo, que já sou fã de sua literatura, por fazer um livro voltado para um assunto do cotidiano e, principalmente, escrevendo para os pequenos. 






Se gostou do livro, você pode comprá-lo nos seguintes endereços:


Gostaram da resenha?! Então lembrem-se de deixar um comentário sobre o que vocês acham do bullying e também não esqueça de deixar seu like aí no blog. Um forte abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário