domingo, 1 de junho de 2014

Resenha: Do Caos - A depressão em fragmentos, do autor Pablo Pereira.

OLÁ PESSOAL,

Antes da postagem de hoje devo pedir desculpas aos nossos amigos que sempre estão nos visitando. O Blog passou essas semanas sem atualizações devido a correria do cotidiano, trabalhos a serem cumpridos e responsabilidades com datas marcadas. Por estes motivos, ficamos esse tempo sem postagens. A partir dessa semana, voltaremos com postagens periódicas e com assuntos interessantes para vocês. 

Bom, hoje apresentaremos mais uma resenha do autor Pablo Pereira. O livro Do Caos: A depressão em fragmentos, é o primeiro livro do autor e retrata uma fase ruim da sua vida. O sentimento carregado do livro, expões muitas vertentes dessa situação que aflige as pessoas mesmo que elas não saibam, mas com certeza sentem aquela dor profunda no peito. A resenha é mais uma opinião, já que o livro apresenta vários textos. Vamos lá conhecer mais a obra do Pablo.


FICHA TÉCNICA

Título: Do Caos - A Depressão em Fragmentos
Autor: Pablo Pereira
Editora: Chiado Editora
Páginas: 128
Nota: 5/5

RESENHA (OPINIÃO)

A obra é dividida em dois livros. Logo no início, o leitor consegue sentir a profundidade do que se aborda o livro. Apesar de estar no subtítulo, as palavras do prefácio nos trazem a verdadeira magnitude do que carrega a obra. É perceptível que o caos, nada mais é do que a bagunça na vida das pessoas que sofrem com uma coisa silenciosa: a depressão.

Todo o texto no decorrer do livro é feito em fragmentos de vários dias entre 2001 e 2004. Cada texto apresenta uma data específica, onde se percebe o caminhar para a escuridão e o sentimento do nada que atinge o ser humano em certos momentos. Não há momentos bons no livro e isso é que o torna, um ótimo diário sobre a depressão. 
"O vinho anestesia aos poucos. Preciso morrer, dormir por alguns momentos, segundos. Os olhos estão queimando. O meu interior ferve. Desespero. Sem saída. Sono. Sonho. Pesadelo. A última gota está por vir. O último beijo permanece nos lábios.".
A escrita é carregada de uma linguagem culta, apresentando diversas significâncias. O leitor que se deparar com a obra poderá ter infinitas interpretações, mas lhes garanto o seguinte: ao ler, você fica com o sentimento aflorado, independentes se você acredita ou não no sofrimento da depressão, mas tenho certeza que irá sentir uma angustia e sofrerá junto com o texto.
O ar despojado. A barba crescida. As vestes peculiares. Um quadro dantesco. O caminho que se abre com tal euforia, envolvendo cada poro do corpo. Rápido esperar. Inquieta paciência. O mundo pertence a minha essência. Forte demais para se entregar às influências de uma parte terrestre.
A qualidade técnica do livro é boa. A capa condiz muito com o conteúdo nas páginas e tem um bom design. As páginas são amareladas e contém um número coerente. Cada texto é pequeno, não ultrapassando uma página, dando uma fluidez a mais para a leitura. Como disse anteriormente, o livro é um tipo de diário então dá para acompanhar o desenvolvimento da doença.
As palavras que conduzem o ser ao júbilo... encerram no instante. Atemporal, diria até. Logo, partirei! Tudo é superficial; apenas continuação do que nunca foi: plágio da minha vida, escrita copiada.
Por fim, quero agradecer pela confiança (novamente) do autor Pablo Pereira. Fico feliz que mais tarde em outros livros, a temática tenha mudado, significando a mudança do sentimento desde o primeiro livro aos seguintes.

Espero que tenham gostado, como eu disse antes, foi uma simples opinião. Não existe resenha para um livro onde o leitor é quem decide o verdadeiro significado das histórias contidas nele. Para mim teve um grande valor, pois, há momentos que passo pelas mesmas angústias. Gostei e tenho certeza que quem ler, irá se identificar completamente ou em parte com cada linha escrita. Indico para quem está buscando uma reflexão sobre a vida. Lembrem-se de comentar aqui em baixo e curtir o blog. Abraços.

3 comentários:

  1. Me interessei bastante pelo livro. A depressão às vezes é tratada como algo menor, frescura, fraqueza por quem não entende de verdade o que ela é. Importante o relato de alguém que passou por ela.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, o livro é sensacional, pois parte do ponto de vista de uma pessoa que sofre. Como é basicamente um diário, conseguimos enxergar as nuances do pensamento de uma pessoa que passa por este problema. Valeu pelo comentário. Até mais.

      Excluir
  2. Nossa gostei de saber sobre o que o livro trata, mas acho que não serve para mim.
    Eu ando muito para baixo ultimamente, muita coisa na minha cabeça, creio que pelo que disse, imagino que o livro pegue bem no fundo mesmo da depressão então não me faria bem :(
    mesmo assim, vou anotar aqui, por que em outro momento vou querer com certeza.
    Beijos

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir