domingo, 18 de maio de 2014

Resenha: PCicose do amor da autora Marina Duarte

Olá Pessoal,

Hoje nossa resenha é sobre o livro PCicose do Amor da autora Marina Duarte. Livro de estréia da jovem autora. Um romance leve e de fácil leitura. Vamos conhecer a obra?!



FICHA TÉCNICA:

Título: PCicose do Amor
Autora: Marina Duarte
Editora: Premius
Ano de publicação: 2013
Páginas: 143
Nota: 3,5/5


SINOPSE


"Sofia é uma garota que gosta de preencher todos os espaços vazios do seu tempo. A verdadeira "topa tudo". Porém, por querer fazer tudo, acaba não fazendo nada, e passa a maior parte do dia em um computador.
Por culpa de uma invenção na internet, um novo passatempo, seu coração começa a disparar involuntariamente.
Será que a garota vai cair nas armadilhas de um amor cheio de obstáculos?"



RESENHA


Sofia é uma jovem adolescente que gosta de passar o tempo em frente ao computador. Durante suas férias ela fica sem ter o que fazer e resolve criar um twitter com sua prima. Esse twitter começa a bombar e elas passam a conhecer novas pessoas. Papo vai e papo vem ela acaba conhecendo um garoto chamado Arthur, no início era apenas mais um amigo virtual, mas com o passar do tempo a coisa foi evoluindo e os dois pombinhos perceberam que estavam apaixonados. Só tinha um problema nisso tudo, ela era de Fortaleza e ele de Minas Gerais. Será que um relacionamento a distância, mantido apenas com conversas por internet seria capaz de sobreviver? Eles vão descobrindo tudo isso no decorrer do livro.

Eu já vivi um relacionamento assim, já conheci alguém pela internet e essa pessoa se tornou especial com o tempo. Nessa nova era da tecnologia isso é totalmente normal não é mesmo? Se alguém não viveu algo assim, no minimo deve conhecer alguém que já passou por isso. Não é nada fácil manter um relacionamento a distância, ainda mais nessa fase da adolescência onde tudo é mudança. 

A história desse livro é baseada em uma experiência pessoal da autora. Ele é narrado em primeira pessoa e é divido em MUITOS capítulos (cinquenta no total). Durante a leitura eu me senti lendo um diário, são vários fatos relatados no decorrer das situações da vida da personagem. Eu também escrevo em agenda e, em vários momentos, lembrei das minhas histórias durante a leitura. Achei interessante a autora querer passar essa experiência, mas acabei vendo alguns problemas.

Um dos problemas é a falta de profundidade de alguns relatos, pontos que poderiam ser descritos com mais intensidade. Não sei se o problema foi esse, mas quando decidimos expor algo que vivenciamos acabamos ficando com vergonha do que colocar e escondemos fatos ou apenas passamos por cima. Por exemplo, eu uso minha agenda para desabafar, mas nem tudo eu coloco ali, muitas vezes por medo de que alguém pegue e leia o que se passa em minha vida.  Foi assim que me senti durante muitas partes da leitura, quando finalmente a história estava desenrolando, e eu estava conseguindo entender e vivenciar tal fato, o capítulo acabava e ia para o seguinte. Isso tirou um pouco o encanto do livro. 

Sobre a diagramação e qualidade do material: O livro tem uma diagramação muito boa, com letras grandes e páginas amareladas, tudo isso ajudou na fluidez da leitura. A capa é incrivelmente fofa e linda. A escrita da autora é super fácil e simples. Esse é um daqueles livros que você consegue ler em algumas horas.

Achei a ideia do livro muito bacana, quantos jovens não se apaixonam através da internet? Apesar de ser algo virtual, a pessoa acaba se envolvendo e criando laços com a outra. Acho lindo esse poder que as novas formas de relacionamento vem proporcionando, aproximando muitas vezes almas gêmeas que estão separadas pela distância. 
Gostei de ter entrado um pouco no mundo da Sofia, apesar de sentir falta da intensidade do relacionamento do casal, me senti próxima do personagem.

Agradeço a autora Marina, por ter me enviado sua obra. Que você obtenha muito sucesso na sua carreia de publicitaria e escritora. Obrigada por toda educação e carinho durante a conversa sobre a parceria (Marina é uma fofa!). Um abraço enorme!

E aí curtiram a resenha? Não deixem de comentar e curtir o blog. Até a próxima! beijão!

8 comentários:

  1. Olá Adorei sua resenha, não tinha visto falar do livro e já gostei de como a história é , conheci seu blog pelo instagram e adorei , como faço para ter contato com essa autora ? me interessei em ter o livro ! Obrigada pela atenção , beijos .

    http://realeza-diferente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, já fizemos uma postagem anterior a esta. Lá você poderá encontrar os contatos. Abraços, beijos.

      Excluir
  2. Oiee! ^^
    Que capa mais fofa! Encontrei sua resenha pelo Facebook,e logo de cara me apaixonei por essa capa! A história parece ser muito fofa! Romance *-*
    Beijoos!
    Até!
    Sou do Blog : http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha Manu! São muitos capítulos pra um livro que só tem 143 páginas, uau kkkkkkk
    A capa é um amor mesmo, e eu amei a foto que você tirou com a Pucca e o Garu *----*

    Beeeeeijos,
    Paulinha.

    http://envoltaempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paulinha, Manu fez o mesmo comentário sobre a Pucca e o Garu. São muitos capítulos, cada um deve ter no máximo três páginas. Valeu pelo comentário beijos.

      Excluir
  4. Manuuuuu !!
    Amei a resenha, principalmente a Pucca e o Garu representando os dois twiteiros . Distancia é dose. Este livro deve ser bom para nos distrairmos do dia a dia ! Está na minha lista !!
    Beijos Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, a Manu concordou em relação ao dia a dia, é um livro com esta finalidade mesmo. E, realmente, um namoro a distância deve ser ruim pra caramba.

      Excluir
  5. Oi Cleber, que livro lindo.
    *--*
    In love ♥

    Amo esse estilo de livro. Gostei bastante da resenha da Emanuele :)
    Só não curti a letra rosa, doí minha vista :(

    Beijinhos da Lêeh
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir