quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Resenha: Do Outro Lado do Muro, autora Marisa Rezende

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Hoje apresento a resenha do livro Do Outro Lado do Muro, da nossa parceira Marisa Rezende. Ao longo da sinopse e resenha, coloquei dois trechos que me emocionaram, por isso, vou compartilhar com vocês para deixar aquela curiosidade de ler todo o resto.

FICHA TÉCNICA

Título: Do outro lado do muro
Autora: Marisa Rezende
Editora: Giostri
Páginas: 318
Nota: 5/5


SINOPSE
É possível ao amor humano transcender à esfera física, tornar-se etéreo e o tempo linear? De um lado, tem-se Alyna, menina humilde tocada pela genialidade musical que cria seu universo num piano imaginário; de outro, Chris, adolescente alemão igualmente sensível, porém, de família poderosa. 
Vidas que se cruzam indo além do previsível e criando através da própria história de amor outra de amizade incomum entre jovens de nacionalidades distintas numa casa de veraneio à beira mar. 
Anos 1980 na praia de Itaúna, tempo de férias e feriados inesquecíveis: sol, surf, cumplicidade, luaus, rock, namoro, sexo e romantismo. Então, a magia que os une experimenta o caos: revelações, proibições, tragédia. Experiências espirituais – ou devaneios? O que deveria ser para sempre tem um fim, mas não termina... A enigmática Alyna refugia-se em Londres e quando retorna ao Brasil é obrigada a enfrentar o passado; e, enquanto seus mistérios são desvendados, descortinam-se outros tantos que nem supunha existir. 
RESENHA
Alyna é uma jornalista muito bem sucedida que vive em Londres, apesar do sucesso profissional ela é uma pessoa muito fechada e cheia de segredos. 
Em um esforço dos amigos para ajudá-la, todos decidem viajar para o Brasil, terra da protagonista. Chegando aqui, os amigos percebem algo diferente na amiga e aos poucos vão descobrindo que a vida dela foi cheia de traumas que marcaram profundamente sua alma.
Depois de muita insistência deles, Alyna resolve contar sua história. O livro é dividido no presente e passado, onde ela já adulta narra a história de sua infância e adolescência para os amigos.
Quando criança, Alyna era excepcional. Dotada de uma super inteligência, aprendeu a tocar piano através de revistas especializadas que ganhava dos seus vizinhos e em um papel de seda, ela desenhava as teclas e treinava todos os dias no seu piano imaginário.
A vida da pequena começa a mudar quando ela conhece uma família que vem da Alemanha, formada pelos pais o Sr. Mitchell e a Sra. Scarlet e os filhos Emma, Alecha, Chris e o primo das crianças, Mike. Alyna cria laços de amizades com as meninas e com o Mike, porém com o Chris, os laços ultrapassam a amizade tornando-se amor.
Os jovens amigos passam por diversas experiências, solidificando ainda mais a amizade que existe entre eles. As vivências são marcadas pelo primeiro beijo, pelas paixões, pelas primeiras descobertas sexuais e também, das vontades e sonhos dos jovens, que são impedidos por diferenças sociais ou pela superproteção dos pais.
"Esperar causa um estado emocional realmente angustiante, por isso é preciso aprender a difícil arte da paciência e exercitá-la constantemente."

Vamos agora para a minha opinião sobre o romance. A Marisa soube contar uma história marcante e forte. Quantas vezes nos deparamos com os questionamentos sobre a vida e as nossas escolhas? Com certeza, a autora nos faz refletir sobre estas perguntas que, em grande parte das vezes, não damos importância.

A paixão da Alyna com o Chris, passa por diversas dificuldades que não são difíceis de serem vistas hoje em dia. Primeiro, existe a diferença de idade entre os dois que quando jovens, fica mais evidente. A medida que crescem, percebe-se que esta diferença não é tão gritante. Outro ponto abordado é a questão da diferença social entre as famílias, sendo que Alyna veio de uma família humilde, enquanto que Chris é de família mais abastada. Essa diferença não é sentida pelo casal nem pelos amigos, a única que implica sobre este aspecto é a Sra Scarlet.
O livro também possui um forte apelo espiritual, principalmente, quando retrata as fases de evolução dos seres humanos e as missões que cada um dos personagens têm que seguir. Nesse aspecto, a autora coloca questões belíssimas para responder muitos questionamentos que nós temos e, é claro, para explicar toda a história dos personagens, tornando-se uma verdadeira lição de vida.

O título do livro está inserido em todas as linhas da narrativa, sendo que apenas descobrimos seu verdadeiro significado no epílogo. Em muitas passagens me identifiquei, a exemplo, de como somos marcados pela ansiedade e pela incerteza, além de estarmos destinados aos erros e acertos que nosso consciente não é capaz de discernir.

Os capítulos são bem divididos, separando a história de forma organizada e a descrição sobre as passagens de tempo, possuem perfeita sintonia para o entendimento da obra. A narrativa é envolvente e de fácil compreensão, dando vontade de não parar de ler nunca.

Em relação às partes técnicas, achei a capa muito linda e com tudo haver com a história. Sobre a diagramação e a qualidade dos livros, a Editora Giostri está deixando a desejar, com letras muito pequenas e, a capa, solta das páginas com facilidade, mesmo que o leitor não abra muito o livro. Só reforçando, a culpa não é do autor mas sim da Editora, pois esta, fica responsável por todas as questões técnicas a exemplo da diagramação, criação de capa, etc.

Finalizando, gostaria muito de agradecer a autora Marisa Rezende por proporcionar aos leitores uma história belíssima. Na dedicatória no exemplar enviado a mim, ela coloca o seguinte: “Desejo que essa história alimente os seus sonhos...”, e eu só tenho a responder o seguinte: esse livro não só reacendeu alguns sonhos que eu tinha, como alimentou minha alma, me fazendo valorizar pontos em minha vida que eu estava deixando passar.

"Sua presença, mesmo na ausência, era forte demais para se apagar. Era como se um pedaço dele tivesse permanecido, como se sua alma tivesse se dividido para me fazer companhia." 
Este livro vai ficar na minha estante não apenas como um romance, mas como um livro cheio de sabedoria, que farei questão de reler quando estiver precisando de paz. Recomendo muito. Ele é um forte candidato para entrar no meu Top 10 deste ano e com certeza, foi a melhor leitura do mês de janeiro. Agradeço novamente a autora pela parceria e é claro, aos visitantes que estão se tornando mais frequentes.



CONTATO COM A AUTORA


LOCAIS DE VENDA

Livraria Saraiva: Link
Livraria Cultura: Link
Giostri Editora: Link

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Gostei muito de conhecer seu blog e estou te indicando pra responder a Tag Conhecendo a Blogueira.
    Mais informações aqui: http://ummilhaodemundos.blogspot.com.br/2014/01/tag-conhecendo-blogueirar.html

    Tudo de bom e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dani! Obrigada pela indicação da tag. Passarei no seu blog. Beijos!

      Excluir
  2. O meu já podia chegar, quero ler looooogo kkkkkkk Adorei a resenha Manu, parabéns <3

    Beijos,
    Paulinha.

    http://envoltaempalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha tenho certeza que você vai amar. *-* me avisa quando começar a leitura. Beijos!

      Excluir