domingo, 22 de dezembro de 2013

Resenha - Da boca pra dentro da autora Yohana Sanfer

BOA NOITE AMANTE POR LIVROS,

Hoje iremos resenhar o maravilhosos livro da Yohana Sanfer "Da Boca Para Dentro". Este livro me cativou desde as primeiras páginas, me causando sensações de prazer e alegria, assim como, chorar com as lembranças que foram forçadas a vir até meu exterior por causa das lindas palavras da Yo, que é taurina assim como eu. :)


Para começar, o livro possui uma qualidade muito boa, desde a capa até o material de impressão. A diagramação de alguns trechos das crônicas também causaram um impacto visual positivo. As capas são amarelas e foi impresso e pulicado em 2013 pela Editora Vermelho Marinho, com 159 páginas bem aproveitadas por cada palavra.

Agora vou compartilhar os sentimentos que eu tive ao ler esta linda obra. As crônicas são sobre cotidianos, romances, família e lembranças do passado, parecendo que a Yo escreveu todos os trechos para mim (ou como se ela tivesse vivenciado a mesma vida que eu). Meu exemplar está, completamente, cheio de posts-it (a foto ao lado prova exatamente o que eu acabei de escrever) por quê a cada frase eu me identificava e queria destacar cada uma. 

Todas as crônicas me tocaram profundamente, mas eu não posso deixar de destacar uma em especial. Esta crônica me deixou quase sem lágrimas, pois, chorei do início ao fim. Segue abaixo um trecho de "A Criança que eu fui":

"...Gostava de brincar na rua, pentear e cortar cabelos de bonecas, cantarolar e inventar músicas e histórias e assistir Jaspion e Ursinhos Carinhosos na televisão. Tinha a mãe para contar histórias de Cinderela, para embalar os sonhos e o pai para desmistificar histórias de Papai Noel, para acordar pra vida. Não tinha amigos imaginários, mas havia um mundo com dinossauros, flores, córregos e aventuras que jurava que vivia em algum lugar. Ia ao cinema com a espada do He-Man na mão. No parque, soltava sorrisos na autopista e abraços no pai na roda gigante. No final pedia algodão doce e fazia o charme pelo colo, é claro. Atrevida e desobediente. A criança que eu fui tinha resposta na ponta da língua e dava trabalho na hora dos porquês. Além da clássica febre como sintoma das eternar amidalites...
...Encontrei com a criança que eu fui essa semana e perguntei se ela gostaria de estar aqui no mundo em que estou. A resposta certeira e negativa. Disse que não, porque lamenta o descaso, o desrespeito, a violência e o medo do tempo presente. Prefere morar em cheiros, imagens, sentimentos e memórias. Disse que ficará onde está, resguardada na lembrança e no sonho de um tempo bom até que suas esperanças e direitos parem de ser tratados como brincadeira... de criança." (Página 15)
A Yohana retratou em detalhes a infância que eu também tive. Eu ia lendo e relembrando cada parte, sorriso, cheiro e memória da infância feliz que eu vivi. Me tocou profundamente (tanto que uma das fotinhas acima, está com um ursinho carinhoso, que era um dos meus desenhos favoritos quando criança). Além destes trechos sobre memórias do passado a Yohana escreveu muitas coisas sobre o cotidiano, a preguiça, amores, dentre tantos sentimentos vividos por muitos de nós. Abaixo segue mais alguns trechos do livro:
Livro da Boca pra dentro. Pág. 83
Livro da Boca pra dentro. Pág. 87
O que eu posso falar deste livro é que me revigorou. Sabe quando estamos bem de saúde, mas parece que algo está ainda ruim na alma? Este livro conseguiu curar e me trazer esperanças e vontades que há muito eu já não vinha tendo. Cada palavra se tornou um medicamento para a minha vida e me modificou. Esta obra deveria ficar na cabeceira da cama de muita gente, para que a alma pudesse retomar algum sentimento perdido por causa do cotidiano tão desgastante.
Eu aconselho que todos leiam este livro do início ao fim, mas não só lendo, e sim absorvendo cada letra, cada vida, cada dia em que nossos pedaços foram sendo construídos para nos tornamos o que somos hoje. 
Da Boca pra Dentro pode parecer simples no primeiro momento, mas engana-se quem pensa isso. As palavras que estão em seu interior são gigantescas de significado tornando o livro uma grande obra da literatura nacional. Eu também não posso deixar de agradecer a Yohana Sanfer por ter feito esta obra, por ser tão boa em transferir para as letras o mais puro dos sentimentos. Minha nota é a máxima possível. Este livro vai para o meu Top 10 do fim do ano, espero que vocês também sintam a vontade de lê-lo, não irão se arrepender. Espero que tenham gostado. Curtam, comentem e compartilhem. Abraços!

CONTATOS DA AUTORA E PONTOS DE VENDAS:


E-mail: yosanfer@yahoo.com.br
Instagram: @yosanfer 
Twitter: @yohanasanfer 
Facebook: Yohana Sanfer 

Um comentário:

  1. Que resenha linda Manu! Realmente, o livro da Yohana é simplesmente perfeito, como não se identificar com as crônicas? Eu me apaixonei totalmente pelo livro, essa crônica que você postou esse trecho é maravilhosa, porém, a que eu mais gostei mesmo foi a que ela fala de Deus <3

    Esse vai ser um livro que vou reler muitas e muitas vezes.

    Beijo Manu <3

    ResponderExcluir